Tendo em vista a realização de iniciativas conjuntas, nomeadamente partilha de informação, iniciativas de investigação e desenvolvimento e assessoria técnico-científica para os países da CPLP, a ARCTEL-CPLP está disponível para a celebração de protocolos com outras entidades. Estão actualmente em vigor os seguintes Protocolos de Cooperação:
Confederação Empresarial da CPLP
A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), fundada em Lisboa no dia 4 de Junho de 2004, é uma organização que tem por intuito o desenvolvimento da cooperação entre estruturas de representação associativa dos países-membros da CPLP, de forma a criar as condições para o desenvolvimento de negócios no quadro dos espaços económicos onde estão inseridos os países da nossa comunidade.
Société Européenne des Satellites
A SES é a principal fornecedora mundial de conectividade de conteúdos. Com mais de 70 satélites em duas órbitas diferentes, combinamos uma vasta e inteligente rede de satélites e infra-estruturas terrestres com a perícia líder da indústria para gerir e fornecer soluções de vídeo e dados de alto desempenho praticamente em qualquer parte do planeta.
Asociación Iberoamericana de Centros de Investigación y Empresas de Telecomunicaciones
A Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações nasceu em 1982 sob o nome de AHCIET e é composta por empresas (públicas e privadas) do sector das telecomunicações que operam nos países do continente americano, trabalhando para o desenvolvimento das telecomunicações e para o avanço da transformação digital na região através do diálogo público-privado, promovendo o crescimento da indústria e fomentando o intercâmbio de conhecimentos e de melhores práticas internacionais.
Fraunhofer Portugal
A Associação Fraunhofer Portugal Research (Fraunhofer Portugal), é uma associação privada sem fins lucrativos fundada pela Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização de investigação aplicada na Europa. A Fraunhofer Portugal visa a criação de conhecimento científico capaz de gerar valor acrescentado aos seus clientes e parceiros, explorando inovações tecnológicas orientadas para o crescimento económico, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos seus utilizadores finais.