English French Portuguese Spanish

ARCTEL passa a ser Membro da União Restrita da UPU

Desde o último dia 7 de março, a ARCTEL-CPLP passa a fazer parte do seleto grupo de uniões restritas da Universal Postal Union (UPU).
Admissão da ARCTEL-CPLP como membro da união restrita da UPU Admissão da ARCTEL-CPLP como membro da união restrita da UPU

Admissão da ARCTEL-CPLP como membro da união restrita da UPU

No plano de atividades aprovado na Assembleia Geral da ARCTEL em 2020, um dos objetivos da Associação era fazer parte do quadro de membros da União Postal Universal (UPU – Universal Postal Union na sua sigla original em inglês). Esta adesão surge da vontade dos Membros de desenvolver atividades e projetos também na área postal; o que antes não era uma unanimidade, já que nem todos os Membros eram responsáveis por essa atividade. Isso mudou no último mês de Dezembro, quando o único Membro que ainda não regulava o Sector Postal (ANATEL), passou também a exercer essa função.

Tendo em vista concretizar esse objetivo estabelecido pela membros, o Secretário Executivo da ARTCEL, Sr. Francisco Chate, aproveitou sua viagem à Genebra em virtude da participação no World Telecommunication Standardization Assembly (WTSA 20), para fazer uma visita à sede da UPU e endereçar o assunto que já estava sendo tratado entre as partes há alguns meses. Dessa visita, resultou a formalização da aprovação da ARCTEL como membro da união restrita da UPU, dos quais só fazem parte outras 18 organizações ao redor do mundo.

Dito feito é num marco na história da Associação, tanto do ponto de vista estratégico, quanto da representatividade dos países de Língua Portuguesa no setor postal em âmbito internacional.

Sr. Francisco Chate (Secretário Executivo da ARCTEL) e Sr. Masahiko Metoki (Diretor Geral da UPU) no ato de entrega da carta de membro da união restrita da UPU

Por que fazer parte dos membros da união restrita é importante?

A UPU trabalha com os sindicatos restritos para desenvolver e implementar a estratégia postal mundial através de planos de desenvolvimento regional bem definidos. Neste âmbito, as partes interessadas dos correios regionais são convidadas a dar suas opiniões sobre a versão preliminar da estratégia postal mundial. Esta abordagem permite que as regiões decidam sobre suas próprias prioridades, contribuindo ao mesmo tempo para a estratégia geral.

Alguns países, por exemplo, dão prioridade à melhoria da qualidade do serviço, enquanto outros colocam a reforma postal ou o desenvolvimento de serviços financeiros no topo de sua agenda. Nesse contexto, o papel da UPU é melhorar as sinergias e fortalecer a cooperação com os sindicatos restritos, além de cooperar com eles em outras áreas, como, por exemplo, a de assistência técnica.

Compartilhe o post nas redes:

Sobre nós

A ARCTEL-CPLP é uma Associação de direito privado que facilita e potencia a partilha de informação e conhecimento entre os vários reguladores, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado e do sector das comunicações.

Posts Recentes

Siga-nos nas redes:

Inscreva-se na nossa newsletter

pt_PTPortuguese