English French Portuguese Spanish

Observatório das Comunicações

No âmbito da constante inovação e desenvolvimento tecnológico que caracteriza o sector das comunicações eletrónicas é de decisiva importância que se acompanhe a evolução e se adquira o conhecimento essencial sobre as novas tecnologias e serviços em convergência que vão surgindo. O Observatório das Comunicações da ARCTEL pretende disponibilizar informação estatística credível relativamente ao sector das comunicações nos países da CPLP. Os indicadores apresentados são recolhidos pelas entidades reguladoras dos países da CPLP as quais disponibilizam a informação recolhida à ARCTEL com o intuito de alimentar o presente observatório. É de salientar que, todos os indicadores recolhidos têm subjacente uma definição à qual os países devem responder, com o intuito de se recolherem dados passíveis de comparação e de análise agregada.

A informação poderá ser utilizada por empresas, entidades e indivíduos interessados em conhecer a realidade em números do sector das comunicações nos países da CPLP, podendo eventualmente serem utilizados na tomada de decisão económica, política e de investimento dos países considerados.

Emprego directo do sector das comunicações eletrónicas

Refere-se ao número total de pessoas empregues, a tempo integral, pelos operadores de telecomunicações no país para a prestação de serviços de telecomunicações, incluindo serviço telefónico fixo, móvel, Internet e serviço de dados. Este indicador exclui o número de pessoas que trabalha nas empresas de radiodifusão que oferecem apenas serviços de radiodifusão tradicionais. O número de pessoas a tempo parcial deve ser expresso em termos de número de pessoas equivalentes em tempo integral.

Dados Tabulares

pt_PTPortuguese