Em foco

AICEP lança 'site' com inteligência artificial para ajudar empresas a exportarem

A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal lançou hoje a plataforma tecnológica Portugal Exporta, que recorre a inteligência artificial para ajudar as empresas exportadoras através de serviços personalizados que as auxiliem na internacionalização.

Data: 15.04.2019

AICEP lança 'site' com inteligência artificial para ajudar empresas a exportarem

Este ‘site’ parte da recolha de grande volume de dados para fazer junção entre empresas e oportunidades de negócio lá fora, encontrar parceiros e os melhores negócios em cada mercado, bem como desenvolver ações comerciais e planos para internacionalização adaptados a cada empresa.


Para já, o portal avança com a Solução Internacionalização, pela qual cada empresa entra na sua área privada e há informações sobre oportunidades de negócios, mercados sugeridos, ações comerciais em que pode participar e respetivos contactos (por exemplo, feiras de negócios), notícias e legislação sobre o setor.


Segundo a AICEP, isto é feito avaliando a maturidade da empresa, a informação financeira, o nível de internacionalização e o produto que tem.


A disponibilização destes serviços será feita de forma gradual. Atualmente, as empresas que podem aceder são do setor do calçado, sendo que seguir-se-ão empresas de têxteis-lar, vinhos e vestuário.


A AICEP espera que a plataforma tecnológica disponibilize mais serviços nos próximos meses, como o ‘acelerador de internacionalização ‘online’, destinado a ‘e-commerce’, e o ‘business match making’, que permite encontro de empresas para avaliarem oportunidades de negócio conjuntas (que, segundo a AICEP, é conhecido como o ‘tinder’ das empresas).


Fonte: Sapo24



Voltar